Há paradoxos que desafiam a razão. Moçambique é um deles: um país generosamente dotado de recursos naturais, com gás natural, carvão, rubis, grafite, ouro e outras riquezas escondidas no seu subsolo, mas cuja população continua a enfrentar níveis assustadores de pobreza. Afinal, de que vale tanta riqueza debaixo da terra quando a miséria se instala à superfície?

Os dados apresentados na imagem, atribuídos ao PNUD e à OPHI, no âmbito do Oxford 2025-26, colocam Moçambique no topo do ranking da pobreza multidimensional entre os países lusófonos, com 38,8%, à frente da Guiné-Bissau (35,9%) e de Angola (29,6%). Mais do que números, estes indicadores retratam privações que atravessam a vida de milhares de famílias, comprometendo o acesso à educação, à saúde, à habitação digna e a oportunidades de desenvolvimento.

O problema, portanto, não é a ausência de riqueza, mas a incapacidade de a transformar em bem-estar coletivo. A exploração dos recursos naturais, por si só, não garante prosperidade. Quando os benefícios se concentram em poucos, enquanto a maioria permanece à margem, a abundância converte-se numa promessa adiada e a riqueza nacional num privilégio distante.

É legítimo perguntar: quem beneficia, afinal, das riquezas de Moçambique? Onde estão os dividendos da exploração mineira e energética na vida das comunidades? Que desenvolvimento se pode proclamar quando tantas pessoas continuam privadas do essencial?

Naturalmente, a pobreza multidimensional resulta de fatores estruturais complexos, agravados pelos conflitos armados, pelos deslocamentos forçados, pelas desigualdades territoriais e pelas fragilidades dos serviços públicos. Contudo, estas dificuldades não podem servir de desculpa permanente para a ausência de respostas eficazes.

Moçambique não precisa apenas de extrair mais riquezas; precisa de as converter em escolas, hospitais, empregos, infraestruturas e dignidade. A verdadeira riqueza de uma nação não se mede pelo que jaz no seu subsolo, mas pelas condições de vida do seu povo.

Um país pode ser rico em recursos e pobre em resultados. O que não pode é habituar-se a este paradoxo como se fosse um destino inevitável.